As grandes questões económicas e sociais que afectam o mundo, e especialmente Portugal, são analisadas nesta edição de O ECONOMISTA, que marca o início de uma nova série, com o habitual rigor da nossa publicação de referência.
São dezenas as personalidades/especialistas participantes – este ano com maior realce para a presença da academia, com professores das Universidades de Lisboa, do Porto, da NOVA, da Católica, do Algarve, da Maia, do Minho, de Évora, da Lusíada, da Lusófona, do ISCAL e do ISEG. Integram a vasta lista de autores outros especialistas, designadamente gestores de grandes unidades e dirigentes de influentes associações, como a Associação Portuguesa de Bancos e a Associação Portuguesa de Seguradores. Destaque, ainda, para o texto da Presidente do Conselho das Finanças Públicas.
As análises que percorrem as 144 páginas do presente número de O ECONOMISTA constituem um contributo sério para o entendimento destes tempos de turbulência global – seja nos consentida a presunção.