Cadernos de Economia 134

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Jan/Mar 2021

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Descrição

Número 134 • Janeiro/Março 2021 • Trimestral • Ano XXXIV • 74 páginas • 205x290mm • ISSN 0874-4068

A montante de todas as transformações – económicas, sociais, tecnológicas, (…) – a educação em Portugal atravessa uma fase complexa, todavia fascinante em termos de futuro. Nunca como agora se discutiram tanto as bases da escola que temos e da escola que queremos e podemos ter. Jamais se debateram tão profundamente questões como as novas formas de aprendizagem, o ensino à distância, a cooperação universidade-empresas. A COVID-19 impulsionou o debate – e este é um crédito a ter em conta lá mais para diante, quando se fizer o verdadeiro balanço da pandemia em curso. Aqui, nos Cadernos de Economia, convocámos alguns dos maiores pensadores/decisores portugueses no domínio da educação, os quais, neste número, definem novos conceitos, lançam alertas, propõem medidas – não raro iconoclastas, como o autor que defende ser necessário ver o futuro da educação como centrado na aprendizagem, em vez de centrado no ensino ou centrado nos estudantes. Enfim, contrariando a resignação, com arrojo realista, olhemos longe. A educação é, de facto, o pilar do desenvolvimento. Mas não nos fiquemos pelo verbo.

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