Já se encontram disponíveis na nossa loja online as versões digital e em papel da edição n.º 139 dos Cadernos de Economia.

O tema central da edição prende-se com o principal problema que actualmente afecta a economia mundial, a inflação.

Em Portugal, a taxa atingiu 8,1% em Maio passado, comparando com 0,5% no mesmo mês de 2021. Os efeitos da brusca subida dos preços fazem-se sentir, nomeadamente nos produtos alimentares e na energia. As taxas de juro sobem, criando situações de desespero por parte das empresas e famílias, estas a braços com crescentes dificuldades, designadamente no crédito à habitação.

A questão é particularmente complexa, condicionando o desenvolvimento da economia portuguesa.

Convocámos alguns dos maiores especialistas portugueses, nomeadamente académicos e gestores, para analisarem a inflação que o mundo enfrenta:

Glória Rebelo (ULHT), Cristina Casalinho (Presidente do Conselho de Administração do IGCP), João Loureiro (FEP), João Borges de Assunção (Católica Lisbon School of Business & Economics), Joaquim Miranda Sarmento (ISEG), Pedro Brinca (NOVA SBE), Rui Nuno Baleiras (Coordenador da UTAO), Sandro Mendonça (ISCTE) e Pedro Pratas (SOAS-University of London), Luís Belo (Deloitte), Ricardo Cabral (ISEG), Miguel Coelho (Montepio Valor), Paula Carvalho (Economista-Chefe do Banco BPI), António Saraiva (Presidente da CIP), Luís Coelho (FEUALG), José Reis (FEUC), Francisco Murteira Nabo (Economista), Francisco Jaime Quesado (Especialista em Competitividade e Inovação), Miguel Varela (ISG).


Como se disse, esta edição já se encontra disponível na nossa loja online. O preço da versão digital é de €3; o preço da versão em papel é de €7,50. O pagamento pode ser efectuado por multibanco (MB) ou por MBWay.

Categorias: Economia