A dívida pública na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, aumentou 3.719 milhões de euros em maio, no sexto aumento consecutivo, para 284.542 milhões de euros, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).

Esta evolução “refletiu o aumento dos títulos de dívida (+3,5 mil milhões de euros), sobretudo de longo prazo, e dos certificados de aforro (+0,5 mil milhões de euros)”. Este aumento foi “parcialmente compensado pela diminuição dos certificados do tesouro (-0,2 mil milhões de euros) e dos empréstimos (-0,1 mil milhões de euros)”, refere o banco central.

Este foi o sexto aumento consecutivo da dívida pública, depois de em abril também ter subido para os 280.824 milhões de euros.

Face ao mesmo mês de 2024, a subida foi de 8.721 milhões de euros.

O banco central português registou, também, que os ativos em depósitos das administrações públicas atingiram os 24.250 milhões de euros, um aumento na ordem dos 3,8 mil milhões de euros face a abril.

“Deduzida desses depósitos, a dívida pública diminuiu 0,1 mil milhões de euros, para 260,3 mil milhões de euros”, acrescenta.

Fonte: LUSA // Executive Digest

Categorias: Economia