A crise da habitação em Portugal é um problema que se vem agravando nos últimos anos. Os preços elevados dos imóveis, a falta de acesso ao crédito e a escassez de oferta são algumas das principais causas deste problema.

De acordo com os últimos dados do Eurostat, Portugal é o país da Zona Euro onde a subida dos preços das casas é mais acentuada, sendo o ritmo de crescimento muito superior à média europeia. Esta subida tem sido impulsionada principalmente pelo aumento da procura, em especial por parte de investidores estrangeiros, e pela falta de oferta de imóveis em algumas áreas do País.

Outra questão que agrava a crise da habitação em Portugal é a escassez de oferta de habitação social. De acordo com dados do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, existem actualmente cerca de 30 mil famílias em lista de espera para habitação social no País.

Enfim, são necessárias medidas efectivas para enfrentar este problema que se tornou crucial para a sociedade portuguesa.

A edição n.º 142 analisa o assunto numa perspectiva académica, empresarial, governamental e autárquica, abrangendo as questões a montante, com enfoque na escassez de oferta, nos preços das casas, no crédito, entre outros. Participam alguns dos maiores especialistas portugueses do sector, nomeadamente:

Os Professores Álvaro Matias e João Graça (Universidade Lusíada), Glória Rebelo (Universidade Lusófona), João Pereira dos Santos (ISEG), Paulo M. M. Rodrigues (Nova SBE/Banco de Portugal) e Hugo de Almeida Vilares (FEP) e Pedro Brinca (Nova SBE); os Vereadores Filipa Roseta (Câmara Municipal de Lisboa), Pedro Baganha (Câmara Municipal do Porto) e João Rodrigues (Câmara Municipal de Braga); os Representantes das principais Associações e Organizações do sector Hugo Santos Ferreira (Presidente da APPII), Luís Menezes Leitão (Presidente da ALP), Manuel Reis Campos (Presidente da AICCOPN) e Manuel Tereso (Presidente da FENACHE); os Economistas e Gestores Francisco Jaime Quesado (Especialista em Inovação e Competitividade), Rui Bernardes Serra e Sérgio Alonso (Montepio) e Rui Leão Martinho (Ex-Bastonário da Ordem dos Economistas). E também a Ministra da Habitação, Marina Gonçalves.

As versões em papel e digital da edição n.º 142 estarão estão disponíveis nos próximos dias na nossa loja online.

Os assinantes da versão digital vão receber a referida edição por e-mail; a versão em papel será enviada nos próximos dias, via CTT.

Categorias: Economia